domingo, 28 de abril de 2013

Síria: Não usar armas químicas é decisão moral



Omran al-Zoubi, ministro de Informação da Síria

Damasco não usa armas químicas contra os grupos armados, assegurou nesta sexta-feira (26) o ministro sírio da Informação, Omran al-Zoubi.

"O Exército Árabe Sírio não tem armas químicas (...) e no caso de possuí-las, nunca as utilizou nem utilizará contra os grupos armados", confirmou Al-Zoubi durante sua entrevista para a emissora de televisão russa Russia Today.

“Esta decisão não é uma decisão política, é uma decisão moral e legal, pois o governo da Síria respeita e nunca tomará esta medida", destacou o funcionário sírio.

Nesse contexto, o ministro lembra que esse ato desumano só pode ser realizado por algumas organizações, como a Al-Qaida, que há já muito tempo tem ameaçado usar armas químicas na Síria.

Por outro lado, o vice-chanceler sírio, Faissal Meqdad, revelou que o governo em Damasco deu luz verde ao envio de um grupo da ONU para a região de Jan al-Asal, em Alepo.

Em 19 de março deste ano, a localidade de Jan al-Asal foi alvo de um míssil carregado de elementos químicos, disparado pelos membros de grupos terroristas ou mercenários; em consequência do disparo, 25 pessoas morreram e outras 130 resultaram feridas, dentre elas mulheres e crianças.

"As acusações de vários países ocidentais, como Estados Unidos, Reino Unido e França, de que o Exército Árabe Sírio usa armas químicas no país, são falsas", assegurou Meqdad.

Na última quinta-feira, Washington e Londres, ao anunciar formalmente que têm "evidências" de que o governo sírio "usa armas químicas", mencionaram que o gás Sarin tem sido usado em pequena escala no país, alegou o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, em uma coletiva de imprensa realizada nos Emirados Árabes Unidos (EAU), uma monarquia ditatorial patrocina da pelos EUA no Oriente Médio.

Com informações da HispanTV



Nenhum comentário:

Postar um comentário