sexta-feira, 17 de maio de 2013

ONU aprova resolução unilateral contra a Síria; Brasil se abstém



A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta quarta-feira (15) uma resolução sobre a Síria, apresentada pelo Catar, condenando o governo do presidente Bashar Al Assad.


No total, 107 países votaram a favor da resolução, entre eles os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, 12 votaram contra e 59 países se abstiveram. Irã, China, Rússia, Bolívia, Nicarágua, Equador, Venezuela, Cuba e República Popular Democrática da Coreia se encontram entre os países que rechaçaram a resolução. África do Sul, Índia e Brasil estão entre os países que se abstiveram. 

A resolução não respeita a soberania da Síria, contribuirá para agravar o conflito e dará força à oposição, além do mais pode minar os esforços diplomáticos e iniciativas, como a acordada recentemente entre a Rússia e os Estados Unidos, para promover um diálogo entre as partes implicadas na crise, advertiram os países contrários à iniciativa.

O Irã pediu uma solução política para pôr fim à crise na Síria, sublinhando que todos os países deveriam ajudar a facilitar um processo de paz no país árabe.
Ao criticar a aprovação da resolução por não ter em conta as recentes agressões do regime de Israel à Síria, o representante iraniano na ONU, Mohamed Jazai, insistiu em que a presença de grupos terroristas apoiados desde o exterior na Síria põe em perigo a estabilidade e a segurança de toda a região, e culpou os grupos armados sírios de usar armas químicas contra os cidadãos do país.

Previamente, ao discursar na sessão da Assembleia Geral, o embaixador sírio na ONU, Bashar Yafari, qualificou a mencionada resolução de “unilateral”, por não proporcionar uma solução política ao conflito sírio.

Yafari culpou a Arábia Saudita, o Catar e a Turquia de sabotar a missão das Nações Unidas em seu país.

Com agências

Fonte: Portal Vermelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário