sexta-feira, 17 de maio de 2013

Rússia envia mísseis "mais avançados" para a Síria




Ministro dos Negócios Estrangeiros russo diz que o país está apenas a cumprir contratos já assinados. Israel reafirma que tem o direito de se defender.

A Rússia enviou uma remessa de mísseis antinavios Yakhont para a Síria, numa demonstração de que continua a apoiar militarmente o regime de Bashar al-Assad.

Segundo a edição desta sexta-feira do The New York Times, que cita responsáveis norte-americanos não- identificados, esta não é a primeira vez que Moscovo envia mísseis Yakhont para Damasco, mas os modelos agora em causa estão equipados com um sistema de radar mais avançado, que os torna mais eficazes.

As fontes contactadas pelo jornal norte-americano afirmam que o sistema de mísseis Yakhont vai proporcionar ao regime de Bashar al-Assad um meio poderoso para fazer frente a um eventual embargo naval imposto por forças internacionais, devido à ameaça que representa para qualquer tipo de embarcação.

"Permite que o regime impeça forças estrangeiras de apoiarem a oposição a partir do mar, ou de desempenharem um papel mais activo no caso de ser instituída uma zona de exclusão aérea ou um embargo naval", disse ao The New York Times Nick Brown, director da publicação Jane's International Defence Review.

A notícia surge numa altura em que Estados Unidos e Rússia preparam uma conferência internacional, que poderá decorrer já no próximo mês, e que deverá contar com a presença de representantes do regime sírio e da oposição. Numa recente visita a Moscovo, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, repetiu a oposição oficial dos EUA sobre a venda de armas à Síria: "Acho que deixámos bem claro que preferíamos que a Rússia não desse apoio."

A notícia avançada esta sexta-feira pelo The New York Times já foi comentada pela ministra da Justiça de Israel, Tzipi Livni: "O envio de armas para a Síria não é, obviamente, um elemento positivo e não contribui para a estabilização da região, muito pelo contrário." A ministra, que integra também o gabinete de segurança israelita, deixou claro que "Israel tem o direito de se defender".

Surpreendido com as reacções à notícia do envio de mísseis Yakhont para a Síria, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse esta sexta-feira que não percebe "por que é que os media estão a tentar criar comoção à volta disto". "Não escondemos que fornecemos armas à Síria no âmbito de contratos assinados, sem violarmos qualquer acordo internacional e a nossa própria lei. Enviamos principalmente sistema antiaéreos, que não criam qualquer desequilíbrio de poder na região nem proporcionam quaisquer vantagens na luta contra a oposição", declarou o ministro russo, citado pela BBC.

O New York Times avança que a mais recente remessa de armas da Rússia para a Síria foi contratualizada em 2007 e que os primeiros mísseis chegaram a Damasco no início de 2011. Mas os responsáveis norte-americanos citados pelo jornal dizem que os mísseis mais recentes estão equipados com radares mais avançados, que permitem ultrapassar as defesas dos navios de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário