domingo, 14 de abril de 2013

Jornalistas foram sequestrados no último dia 4 no norte da Síria, onde realizavam um documentário para a RAI


France Presse

Publicação: 13/04/2013 19:27 Atualização:

Roma - Os quatro jornalistas italianos sequestrados no início de abril na Síria por um grupo islâmico chegaram na noite deste sábado a Roma, informou o gabinete do governo de Mario Monti. O avião fretado pelo governo com o enviado especial da TV estatal RAI Amedeo Ricucci, o fotógrafo Elio Colavolpe, o documentarista Andrea Vignali e a repórter freelance de origem síria Susan Dabbous pousou às 20H30 GMT (17H30 Brasília) no aeroporto Ciampino.

"Desejo agradecer à unidade de crise da chancelaria e às estruturas do Estado italiano por seu compromisso e profissionalismo por ter conseguido resolver de forma positiva o caso", afirmou Monti, que exerce interinamente o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Os quatro jornalistas foram sequestrados no último dia 4 no norte da Síria, onde realizavam um documentário para a RAI.

"Ficamos em poder de um grupo islâmico que não faz parte do Exército Sírio Livre (ASL). Foi um equívoco", explicou Amedeo Ricucci à agência 

Durante os oito dias de sequestro, o grupo passou por diversos cativeiros, revelou o jornalista.

Segundo a mídia italiana, o grupo foi sequestrado por milicianos islâmicos quando filmava pichações no muro de uma igreja em Yaqubiya, uma antiga cidade de maioria cristã hoje transformada em feudo do grupo 'jihadista' Al-Nosra, ligado à Al-Qaeda.

Os milicianos teriam confundido os jornalistas com espiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário