segunda-feira, 22 de abril de 2013

Líder da oposição síria, Ahmed Moaz Al-Khatib, deixa o cargo




Ele alegou 'falta de ação' da comunidade internacional diante de conflito. Reunião em 10 de maio deve definir novo líder da oposição síria.

O líder da oposição síria, Ahmed Moaz Al-Khatib, deixou o cargo neste domingo (21), alegando "falta de ação" da comunidade internacional diante do conflito na Síria, ao fim de uma reunião do grupo Amigos da Síria em Istambul.

"Posso confirmar que a renúncia do senhor Ahmed Moaz Al-Khatib é definitiva", declarou Marwan Hajjo, membro da Coalizão Nacional Síria (CNS).

Em uma mensagem ao CNS publicada em sua página no Facebook, Al-Khatib criticou "a falta de ação" da comunidade internacional: "Quando um pássaro está na gaiola, permanece prisioneiro e paralisado. Agora, saí da gaiola de decepção em que estava trancado."

Uma fonte do CNS, que pediu para não ser identificada, informou à AFP que a direção do bloco opositor "já realiza consultas sobre quem deverá se tornar o presidente interino até a reunião prevista para 10 de maio".

Al-Khatib expressava desde março sua determinação de renunciar à presidência do CNS, "para poder trabalhar com a liberdade de que não posso desfrutar dentro de uma organização oficial".

Sua saída definitiva acontece após a reunião do grupo Amigos da Síria na Turquia, em que o governo americano anunciou que irá dobrar sua contribuição de equipamentos militares não letais aos rebeldes sírios.

Os rebeldes insistem em pedir armas pesadas para enfrentar o Exército sírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário